Home / Alimentação saudável  / 5 superalimentos indispensáveis para o Verão

5 superalimentos indispensáveis para o Verão

  • 71
    Shares

Açaí, matcha, guaraná e sementes de cânhamo são alguns dos superalimentos que não podem faltar nesta época do ano. Vão encher os seus dias de força e energia

Chegou o Verão! Finalmente podemos celebrar o início da melhor época do ano. Começam os dias de sol, calor, bronze e bebidas refrescantes. E com tudo isto chega também a desculpa perfeita para tomar 5 superalimentos que vão ajudar-lhe a estar no seu melhor durante os próximos meses.

1 – ​Açaí

É, sem dúvida, o superalimento deste Verão. Esta pequena fruta de cor roxa que vem da selva amazónica brasileira, conquistou o mundo inteiro e já não pode faltar na dieta de todos aqueles que querem ter uma alimentação saudável e nutritiva. O seu alto conteúdo de fibras, antioxidantes e vitaminas, fizeram que entrasse rapidamente para a nossa despensa. Este Verão os bowls de Açaí com banana e morango não podem faltar e os batidos e sumos violeta estão já em todo o lado. Este superalimento tem uma digestão fácil e um alto teor de fibras o que faz dele um alimento muito saciante e isso nos ajuda comer menos e manter a linha. Quer fazer o seu próprio Açaí Bowl? A receita é muito fácil: só precisa triturar uma banana congelada com um copo da sua bebida vegetal preferida e uma ou duas colheres no nosso pó de Açaí. Para o topping experimente o Incan Trail Mix. Fica delicioso!


2 – Frutos vermelhos

As framboesas, cerejas, morangos ou amoras são uma extraordinária fonte de fibra e de vitamina C. Temos que aproveitar que o Verão é a época destes frutos para come-los frescos e com todas as suas propriedades antioxidantes (e antienvelhecimento) intactas. Podemos usa-los como toppings para os batidos de Despertar de Buda ou come-los com papas de aveia germinada. Para fazer esta última receita só tem de aquecer na panela um copo de bebida vegetal com 3 colheres de aveia. Quando tenha a textura de papa misture com os frutos vermelhos e com o nosso topping Mix de Amor. É o lanche perfeito!

3- Matcha

Com o calor temos sede de bebidas refrescantes e muitas vezes é difícil encontrar opções saudáveis. Os Ice teas industriais são puro açúcar e já nem é preciso falar de como as bebidas com gás fazem fazem mal ao nosso organismo. A matcha é a solução perfeita para os dias de calor. Este chá verde de origem japonês cresce na sombra (para conservar os aminoácidos e a clorofila) e não é como um chá verde normal. A sua planta é moída até formar um pozinho muito fino que dissolve na água. A vantagem é que assim estamos a beber directamente a planta e absorvemos melhor os seus poderes antioxidantes e a sua energia. Também é uma grande aliada no processo de desintoxicação do organismo e emagrecimento. Se durante estes meses olha com inveja as taças de gelado dos seus amigos, porque não faz o seu próprio gelado saudável? Só tem de triturar uma banana congelada com uma colher de sopa de matcha e conseguirá um gelado que é 100% natural e saudável. Sem químicos, nem açúcares.


4 – Guaraná

Com a chegada do Verão precisamos de energia para poder aproveitar ao máximo os dias de praia ou piscina e as noites de calor ao ar livre. Para faze-lo nada melhor que uma dose diária de guaraná. É um dos alimentos com mais cafeína do mundo e, portanto, um estimulante natural que activa o nosso cérebro e aumenta a adrenalina do corpo. Se o sol da praia e o calor fazem que se sinta cansado durante o verão, o guaraná é um superalimento que não pode faltar no seu dia-a-dia.

5- Sementes de cânhamo

Muitas vezes o segredo para uma comida energética e cheia de nutrientes está no topping que escolhemos e nessa área as sementes de cânhamo são as grandes estrelas. Conta a lenda que antes que Sidarta se iluminasse e ficasse conhecido como Buda, alimentou-se exclusivamente deste superalimento devido à sua riqueza nutricional: ómega 3 e 6 e vitamina E, entre outros. As sementes de cânhamo ajudam os nossos intestinos a funcionar melhor, têm poderes anti-inflamatorios e são boas para o nosso sistema cardiovascular. E ainda por cima o seu sabor é delicioso! Pode usa-las como topping para as suas saladas e bowls ou mistura-las no iogurte. Com este superalimento transformamos facilmente qualquer comida numa injecção de energia.