Home / Alimentação saudável  / As proteínas dão energia?

As proteínas dão energia?

  • 3
    Shares

A energia que o nosso corpo precisa para todas as atividades que nos mantêm saudáveis e ativos vem da alimentação. Mas a energia vem de hidratos de carbono, gorduras ou proteínas? Vamos descobrir!

 

Geralmente o nosso corpo consome de forma contínua uma mistura de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Mas apenas uma delas é escolhida como a principal fonte de energia. Para determinar qual destes macronutrientes será escolhido como “combustível” preferido num dado momento, é preciso ter em consideração o tipo e a intensidade da atividade realizada, o armazenamento de glicogénio depositado nos músculos e as condições físicas.

 

Quando o corpo realiza uma atividade de elevada intensidade, geralmente escolhe hidratos de carbono como fonte primária de energia, os quais são facilmente transformados em açúcares e tornam-se uma fonte imediata de energia a curto prazo.

 

No caso de exercícios prolongados e de baixa intensidade, o corpo prefere extrair energia da gordura, de forma a manter o armazenamento de glicogénio nos músculos, sem esgotá-los e permitindo-nos continuar a atividade física. O glicogénio é composto por hidratos de carbono e representa a nossa reserva de energia muscular.

 

As proteínas representam a terceira escolha do organismo no que diz respeito à extração de energia. Somente quando as reservas de energia de hidratos de carbono e gorduras acabam, é que o nosso corpo decompõe as proteínas em aminoácidos que as transformam em glicose ou energia.

 

No entanto, o equilíbrio energético do nosso organismo é muito complexo e as proteínas não devem ser vistas apenas como o último recurso de fonte de energia. As proteínas, uma vez ingeridas com alimentos, são descompostas em aminoácidos e usadas para a construção e reparo de todos os nossos tecidos, incluindo os músculos.

 

As proteínas também servem para conduzir os nutrientes até às células e ativar o metabolismo. Uma dieta rica em proteínas é capaz de acelerar o metabolismo, favorecendo o consumo de calorias.

Quais as proteínas mais energéticas?

 

Embora as proteínas não sejam a principal fonte de energia usada pelo corpo, são essenciais para manter os músculos saudáveis, tonificados e para nutrir as células. Não faz sentido considerar hidratos de carbono como a única fonte de energia. As Proteínas, como outros macronutrientes, também são indispensáveis.

 

O segredo para ter mais energia é, portanto, o equilíbrio! A nutrição deve ser equilibrada e incluir um fornecimento adequado de todos os nutrientes, incluindo proteínas. Para uma pessoa sedentária com uma baixa percentagem de massa magra, a exigência proteica é cerca de 1 g/ kg de peso corporal. Para um atleta, pode até exceder o dobro. Mas quais as proteínas que devemos escolher?

 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC), pertencente à OMS (Organização Mundial da Saúde), uma dieta rica em proteínas vegetais permite reduzir em 12% o risco de contrair cancro em geral, mas no caso de outras formas específicas de cancro, o risco cai até 45%!

 

As proteínas vegetais são menos tóxicas do que as de origem animal, são mais fáceis de digerir e não representam um risco para a saúde. Consumir proteínas animais muitas vezes significa introduzir elevadas percentagens de gorduras saturadas, hormonas usadas na reprodução e muitas outras substâncias perigosas nos nossos corpos. Assim sendo, apresentamos de seguida as melhores proteínas para os seus músculos, tecidos e reservas de energia!

 

Proteína de Cânhamo: contém todos os aminoácidos essenciais e uma proporção perfeita de 3: 1 entre Ómega-3 e Ómega-6!

proteina-canhamo

 

Proteína de ervilha: é rica em ácidos gordos essenciais, ácido fólico, sais minerais, vitaminas e enzimas e são fáceis de digerir.

 

Proteína de Arroz: contém todos os aminoácidos essenciais para 149% das suposições de referência diárias e não contém colesterol.

 

Super Vegan Protein: são uma mistura equilibrada de proteínas de cânhamo, arroz e ervilhas, 3 benefícios em um só!

 

Super Green Protein: com as melhores proteínas vegetais, como o cânhamo, o arroz e as ervilhas, adicionámos o mais poderoso e nutritivo superalimento detox para aliviar o fígado e ter uma fonte extra de energia!