Home / Crónicas  / Esterilização dos alimentos 

Esterilização dos alimentos 

Esterilização dos alimentos
  • 11
    Shares

Felizmente, nos dias de hoje podemos alimentar as nossas famílias sem o terror dos tempos de insalubridade do antigamente. Os nossos alimentos são rigorosamente regulamentados em termos de microbiologia e higiene alimentar. 

No entanto, como costuma ser hábito, extrapolamos e “radicalizamos”, tornando a higiene alimentar naquilo que considero, uma perigosa obsessão. 

Os produtos ultra pasteurizados, ultra processados, totalmente envolvidos em plásticos cumprem literalmente as exigências sanitárias. Porém, tudo traz consequências e neste caso, sacrificamos profundamente os nutrientes que são realmente a nossa “pérola” alimentar. 

A ultra pasteurização mata e destrói todas as enzimas, praticamente todas as vitaminas e significativa parte dos minerais. Os nossos organismos, para além de privados dos preciosos nutrientes, vêem-se “esterilizados”, logo, o sistema imunitário encontra-se adormecido e com falta de “treino”. Esta vulnerabilidade imunológica é uma oportunidade para bactérias e vírus. E aí, vamos nós defender o corpo com uma batalha de vacinas…. e entramos em total dependência externa e artificial, esquecendo que, nós próprios, somos verdadeiros guerreiros. Tornamo-nos assim vulneráveis e dependentes de indústrias que nos “protegem”. 

A nossa alimentação pode melhorar exponencialmente, observando com atenção a qualidade dos alimentos que compramos. Um dos paradoxos é que realmente poupamos muito dinheiro! Compramos muito menos mas o que compramos é muito melhor. 

Por exemplo, uma embalagem de spirulina custa 7.8€ (125g) e tem 83g de proteínas, quantidades enormes de ferro, betacarotenos, vitaminas, minerais e fibras. Para equivaler um produto destes, necessitaria provavelmente de gastar 25€ a comprar alimentos que no total lhe dessem um espectro nutricional idêntico. Ah, sem falar que ingere, nesses alimentos pouco saudáveis, literalmente 5x mais calorias. Para além disso, aumenta a carga tóxica no seu organismo, pelas toxinas presentes nesses alimentos. A toxicidade é agravada quando se come em demasia, pois o organismo perde capacidade digestiva, o que faz dos nutrientes não digeridos, uma carga tóxica e não um adjuvante da nossa saúde. 

Lembre-se, não entregue o seu bem mais precioso a terceiros! Leve a sua saúde com seriedade e seja responsável por ela. 

Muita saúde a todos 

Cumprimentos, Regards, Saludos

Gonçalo Sardinha