Home / Alimentação saudável  / O exercício faz perder peso? Uma verdade surpreendente

O exercício faz perder peso? Uma verdade surpreendente

Exercise and weight loss
  • 16
    Shares

 

Um estudo realizado em 2017 confirma uma suspeita conhecida por muitos: o exercício físico não ajuda a perder peso. Todos aqueles que tentam perder peso com exercício físico, às vezes até intensos, sem conseguir perder nem um quilo, sabem do que se está a falar. Vamos descobrir onde está a verdade!

 

Todos nós sabemos que a atividade física realizada de forma regular pode trazer inúmeros benefícios, desde reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncro e contribuir para um maior bem-estar psicofísico. A OMS também tem vindo a apoiar, desde alguns anos, que o facto de as pessoas praticarem desportos leva a que tenham uma esperança média de vida superior e mais saudável.

 

Sendo assim, porque é que um grupo de investigadores conseguiu provar que o exercício não faz perder peso? Simples: praticar desporto não é suficiente, mas isso não significa que seja inútil. O nosso peso corporal é determinado por muitos fatores, incluindo movimento, nutrição e equilíbrio hormonal. É claro que nada disso pode, por si só, fazer-nos perder peso facilmente.

 

A perda de peso é um processo complexo que deve ser abordado tendo em conta a saúde e o bem-estar da pessoa. A atividade física por si só, muitas vezes, também está ligada a um aumento da fome, devido à ativação do metabolismo. Essa condição pode-nos levar a comer mais durante o dia, ou a procurar por lanches gordurosos e menos saudáveis, ou a ficar menos ativo o resto do dia.

 

Os investigadores não descobriram nada de novo: a atividade física não é suficiente para perder peso, se não for acompanhada de uma dieta equilibrada. Mas o resultado deste estudo é particularmente importante, porque destaca os riscos de uma abordagem irresponsável à perda de peso, bem como a importância da nutrição.

 

Atividade física e nutrição para perda de peso

 

A única receita real para perder peso é a combinação de exercícios regulares com uma dieta equilibrada. E com dieta não queremos dizer apenas nutrição, mas estilo de vida em geral. Aqui estão as nossas dicas para perder peso:

 

  • Pratique exercício físico regular, adequado à sua saúde e idade;
  • Não fume;
  • Não beba álcool;
  • Evite produtos hiperprocessados ​​como lanches cheios de gorduras saturadas;
  • Coma frutas, legumes e grãos integrais;
  • Limite o consumo de proteínas animais e prefira os vegetais;
  • Evite açúcar refinado.

 

O que comer para promover a perda de peso

 

Uma elevada ingestão de proteína estimula o metabolismo, reduz o apetite e modifica diferentes hormonas que regulam o peso. As proteínas podem ajudar a perder peso e principalmente a gordura abdominal, por isso a combinação de uma dieta rica em proteínas com atividade física é a melhor maneira de perder peso. Reduzindo a ingestão calórica, perderá peso porque a massa muscular também se perde. Se é a massa gorda que pretende perder, alimente os seus músculos com proteínas.

 

As proteínas vegetais da Iswari são perfeitas para praticar desporto: são de fácil digestão, têm um perfil completo de aminoácidos e um sabor neutro, excelente para adicioná-las em smoothies, bebidas e pratos doces ou salgados de qualquer tipo. A nossa Super Vegan Protein é uma mistura equilibrada de proteínas de cânhamo, ervilhas e arroz integral. A Super Green Protein adiciona um toque de desintoxicação com os melhores superalimentos verdes: Spirulina, Clorela e Matcha. Mas também pode encontrar alguns destes produtos de forma individual como a Proteína de Cânhamo, Proteína de Ervilha e Proteína de Arroz Integral.

 

 

 

Mas para apoiar a atividade física que muitas vezes fazemos ao ar livre, precisamos de lanches práticos e equilibrados. Livre-se de lanches cheios de açúcares, conservantes e gorduras “perigosas”: as Barras Energéticas Despertar de Buda são perfeitas para quem pratica desporto (e não só!). Saudáveis, nutritivas e deliciosas, são cruas, veganas, sem açúcares adicionados, sem óleo de palma, sem glúten e sem lactose. Um ótimo lanche antes ou depois do treino!