Home / Alimentação saudável  / De que forma é que os antioxidantes fortalecem o nosso sistema imunitário?

De que forma é que os antioxidantes fortalecem o nosso sistema imunitário?

Antioxidants and Immune System
  • 10
    Shares

Fatores como o stress, um estilo de vida sedentário e uma dieta pobre em fruta e vegetais podem enfraquecer o sistema imunitário. Vamos descobrir como reforçar as defesas imunitárias do nosso organismo com antioxidantes!

 

A primeira questão que se impõe é: “o que enfraquece as nossas defesas?”. A resposta é simples: existem diversos fatores que afetam o nosso sistema imunitário, no entanto conseguimos identificar as causas mais comuns. O ritmo frenético do dia-a-dia e o stress que dele decorre originam tensão em todo o nosso organismo, vulnerabilizando as nossas defesas naturais. Se a somar a este fator, praticarmos uma alimentação despreocupada e desequilibrada, num contexto de vida sedentário, o nosso organismo ressentir-se-á.

 

Este conjunto de hábitos não saudáveis caracteriza, cada vez mais, o estilo de vida moderno que frequentemente nos conduz a um constante estado de fraqueza e vulnerabilidade. Ao colocarmos o nosso corpo sob stress, estamos, por conseguinte, a expô-lo a inúmeras ameaças à nossa saúde física e psicológica.

 

E ao falarmos em stress, não podemos falar em antioxidantes. Este tipo de substâncias, que podem assumir a forma de enzimas, iões, vitaminas, pigmentos ou outro tipo de moléculas, têm vindo a ganhar enorme destaque pela sua capacidade de lutar contra o stress oxidativo. Este é um processo natural de envelhecimento e degradação celular que é exponencialmente acelerado pelos maus hábitos de vida.

 

Álcool, tabaco, medicamentos, poluição e sedentarismo são alguns agentes com forte impacto no aumento de produção de radicais livres pelo nosso corpo. Estas moléculas instáveis e reativas roubam, literalmente, um eletrão a átomos que lhes sejam próximos, despoletando uma reação em cadeia que oxida as nossas células, acelerando a sua morte. Desta forma, torna-se evidente que um organismo enfraquecido por um estado constante de stress oxidativo não terá capacidade de autodefesa, perante ataques externos.

 

Os Antioxidantes e o Sistema Imunitário

 

O sistema imunitário é a nossa barreira contra ataques externos, nomeadamente perante bactérias, vírus e qualquer outro agente químico ou biológico. As ameaças poderão surgir tanto do exterior, como no caso de poluentes ou vírus, como também podem ter origem no nosso próprio organismo, como é o caso de tecidos danificados ou de células cancerígenas.

 

Um organismo sujeito a um estado prolongado de stress demonstra defesas imunitárias insuficientes para uma proteção eficaz contra ameaças. O nosso corpo produz naturalmente diferentes tipos de antioxidantes, contudo estes poderão não ser suficientes para recuperar o nosso sistema de uma situação com proporções problemáticas.

 

Alterações na estação, resultando em mudanças drásticas de temperatura, colocam em esforço as defesas do nosso organismo. Da mesma forma, alterações na alimentação, padrões de sono inconstantes, períodos de ansiedade e trabalho intenso poderão representar riscos à nossa saúde.

 

Os antioxidantes que ingerimos através da dieta alimentar são cruciais no fortalecimento do sistema imunitário, potenciando a sua função. Estas preciosas substâncias, que encontramos em inúmeros superalimentos que a natureza nos oferece, tais como as algas, bagas, chá verde e rebentos, têm a incrível capacidade de combater a ação dos radicais livres, retardando a oxidação indesejável dos tecidos e, assim, o envelhecimento.

 

Estudos científicos demonstram que uma ingestão regular de antioxidantes têm um impacto indubitavelmente positivo na prevenção do stress oxidativo e assim, dos seus efeitos prejudiciais. Para além deste efeito, os antioxidantes promovem igualmente um aumento na eficácia das células imunitárias.

 

Superalimentos com poder antioxidante para a defesa imunitária

 

Os superalimentos são alimentos naturalmente ricos em macro e micronutrientes, possuindo propriedades nutritivas incrivelmente benéficas para nossa saúde. A ingestão regular/recomendada de antioxidantes pode ser garantida através de alimentos saudáveis e funcionais como o Cacau, as algas Spirulina e Clorela, as incríveis bagas Açaí, bem como através da Matcha e da Erva de Trigo em pó.

 

Cacau Cru: É um enorme antioxidante, possuindo ainda mais deste tipo de substâncias que o notável Açaí. O facto de o Cacau Iswari ser cru, preserva todas as suas propriedades.

Spirulina: É uma das algas mais famosas atualmente mas não se fica por aí, pois é de facto das mais nutritivas também! Tem um teor extremamente elevado em ferro e possui muitos outros minerais, vitaminas e antioxidantes. É sem dúvida uma excelente opção para fortalecer o sistema imunitário.

spirulina po

Clorela: É a maior fonte de clorofila do planeta e um dos maiores alimentos antioxidants que a natureza nos oferece.

Clorela

Açaí: Estas bagas púrpura da Amazónia destacam-se de todos os frutos pelo seu teor enorme em antioxidantes. É uma bomba inquestionável para a nossas defesas imunitárias.

AÇAI

Matcha: É a forma de chá verde mais rica em antioxidantes que existe, por refletir todos os benefícios das folhas jovens da planta, que são processadas a frio e finamente – maximizando a nossa absorção das suas propriedades. Constitui a opção perfeita para uma bebida quente, capaz de revigorar as nossas barreiras defensivas.

Erva de Trigo: É inegável que os rebentos são ricos em antioxidantes. Assim, a erva de trigo reforça esta alegação, já que os rebentos deste cereal são colhidos no início da sua germinação, antes de desenvolverem glúten. Esta característica torna este superalimento apto para celíaco e indivíduos intolerantes.

Erva Trigo