Home / Alimentação saudável  / Como fortalecer o sistema imunitário com vitamina C

Como fortalecer o sistema imunitário com vitamina C

Vitamina C nei Superfood Iswari
  • 24
    Shares

Quando as estações do ano mudam, é comum as pessoas adoecerem. Isto ocorre porque o corpo necessita de se adaptar às mudanças súbitas de temperatura, às diferentes bactérias e vírus presentes no ar e à fraqueza momentânea do sistema imuninatário, o qual também se adapta a essas mudanças. Vamos descobrir como reforçar as nossas defesas com vitamina C!

 

O nosso sistema imunitário é uma rede complexa de mecanismos químicos e biológicos que evoluíram ao longo de milhares de anos, a fim de defender o nosso corpo de ameaças à sua aptidão e sobrevivência. Durante as mudanças sazonais, ou durante períodos de pressão, é muito importante cuidar do nosso sistema imunitário para que ele funcione da melhor maneira e nos proteja de doenças sazonais, como gripes, tosses e outros vírus e bactérias.

 

Com a aproximação do fim do verão, começam a chegar os primeiros períodos de frio, bem como o regresso de alguns insetos. A ansiedade de retornar ao trabalho e às rotinas de Outono pode causar tensão no nosso corpo. O sistema imunitário, perante essas alterações, pode rapidamente mostrar a sua fraqueza. Como podemos naturalmente fortalecer a nossa imunidade para impedir que isso aconteça?

 

 

Vitamina C: um estimulante do sistema imunitário e muito mais

 

Todos nós sabemos que a melhor forma de fortalecer o nosso sistema imunitário é armazenando vitamina C. A natureza oferece-nos ajuda durante todo o ano, fornecendo frutas e vegetais com alto teor nesta substância. Alguns dos alimentos que são naturalmente ricos em vitamina C são: morangos, frutas cítricas e também, brássicas como repolho e brócolos e até mesmo tomates.

 

Contudo, a vitamina C, embora essencial para a nossa saúde, não é produzida pelo nosso corpo. Assim sendo, para consumir a quantidade necessária de vitamina C, devemos contar com uma dieta equilibrada. Mas qual a quantidade de vitamina C que devemos tomar todos os dias?

 

Existem muitas opiniões diferentes: de acordo com a opinião médica, 60/90 mg, em média, por dia para um adulto seria suficiente. Mas há alguns médicos que sugerem uma quantidade muito maior. Linus Pauling, Prémio Nobel da Química em 1954, sugeriu doses diárias de 1.200 mg! Foi o primeiro cientista americano a sugerir que a vitamina C poderia ser usada para fortalecer o sistema imunitário e tratar gripes.

 

Uma pesquisa conduzida pelo grupo Cochrane em 2007 mostrou que a ingestão de quantidades elevadas de vitamina C (200 a 1.000 mg) consegue reduzir a ocorrência de gripes em atletas até 50%. Mas como é que a vitamina C funciona no nosso corpo?

 

 

Vitamina C: propriedades

 

 

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma substância essencial para a nossa saúde e é fundamental para muitas funções do nosso corpo:

 

Como um reforço do sistema imunitário;
Como um anti-inflamatório;
Como um poderoso antioxidante;
Como um antivírus e agente antibacteriano;
Contribui para a síntese de colagénio;
Auxilia a absorção de ferro dos alimentos;
Previne a hipertensão e colesterol alto.

 

 

Uma vez que a vitamina C é ingerida através dos alimentos, ela é absorvida pelo intestino e, em seguida, passa para o nosso sangue. As vitaminas são micronutrientes essenciais para garantir a eficiência do nosso sistema imunitário. A vitamina C, em particular, ajuda os glóbulos brancos a combater infecções, estimula a produção de fagócitos nas células e melhora o funcionamento dos linfócitos T. Os fagócitos são usados para combater agentes patogénicos, enquanto os linfócitos T são células fundamentais do nosso sistema imunitário.

 

 

Superalimentos e Vitamina C

 

Muitas vezes não somos capazes de satisfazer as necessidades de vitamina C do nosso corpo com nutrição no nosso dia-a-dia. Mesmo seguindo uma dieta equilibrada e saudável, podemos enfrentar o problema de as frutas e vegetais poderem ser deficientes em nutrientes, devido à agricultura intensiva e ao esgotamento do solo.

 

Podemos tomar suplementos para obter a dose de vitamina C que precisamos, mas devemos ter em conta a toxicidade dos aditivos usados em suplementos de vitamina C feitos em laboratório, suplementos baratos e também o facto de que o grau de assimilação de vitamina C ser muito menor nesses casos.

 

A melhor maneira de absorver a Vitamina C e fortalecer o sistema imunitário é confiar nas formas mais naturais dessa substância, como super-frutas e vegetais que são naturalmente ricos em vitamina C e são mais fáceis de assimilar. Estes são tesouros naturais de muitos nutrientes e compostos bioquímicos que auxiliam na assimilação e aumentam a eficiência do consumo de vitamina C em várias ocasiões. De seguida sugerimos os melhores superalimentos com as maiores concentrações de vitamina C:

 

Bagas de Goji: são pequenos frutos de uma planta de origem Asiática, semelhante a um arbusto, um parente do tomate. Tendo que suportar as mais severas temperaturas em altas altitudes, essas bagas desenvolvem enormes quantidades de antioxidantes para se protegerem. Elas são muito ricas em vitamina C: 100 gramas contêm tanta vitamina C como 1 kg de laranjas!

 

 

Sementes de Sabedoria e Mix d’Amor Iswari: são lanches práticos, deliciosos e entre os seus ingredientes encontram-se as maravilhosas Bagas de Goji para um sistema imunitário mais forte.

 

Baobab: este superalimento africano é conhecido pelas suas extraordinárias propriedades nutricionais, incluindo um alto teor de vitamina C, mas também minerais e fibras. Excelente para nutrir a nossa flora bacteriana intestinal.

 

 

Cogumelos Reishi: este cogumelo milagroso é usado na medicina tradicional Chinesa, é conhecido há milhares de anos pelas suas propriedades benéficas ao sistema imunitário, em parte graças à sua abundância de Vitamina C!

Superalimentos para evitar constipações