Home / Alimentação saudável  / Lanches saudáveis para miúdos e graúdos

Lanches saudáveis para miúdos e graúdos

Lanches saudáveis para miúdos e graúdos
  • 130
    Shares

Uma das regras de ouro para uma alimentação saudável é fazer sempre 5 refeições por dia. Além do pequeno-almoço, almoço e jantar devemos incluir na nossa rotina um lanche de manhã e outro à tarde. E é aí que começam os problemas: como fazer um lanche saudável se não estamos em casa? É um momento difícil tanto para adultos como para crianças e o truque para conseguir fugir ao açúcar e aos alimentos processados durante o dia é a organização. Há muitas receitas simples, rápidas e fáceis de fazer que podemos levar connosco a todo o lado. Só é preciso organizar-se para poder preparar de manhã (ou na noite anterior) o lanche desse dia e assim quando a fome apertar temos sempre o nosso snack saudável à mão.

Como faço com o lanche das crianças?

Na maior parte das vezes os pais são os grandes responsáveis do vício das crianças pelo açúcar. Se lhes oferecemos opções saborosas e ricas em nutrientes, os mais pequenos não vão notar que não estão a comer açúcar e vão pedir cada vez mais lanches saudáveis. Só precisa organizar-se e dedicar alguns minutos do seu dia (ou da semana) para preparar os lanches dos seus filhos. Não se vai arrepender.

Se quer começar a preparar lanches mais saudáveis para si e para os seus filhos mas não sabe por onde começar, aqui ficam algumas ideias muito simples:

  • Fruta e proteínas – Algumas frutas como a maçã, as uvas, a pêra e a banana são perfeitas para levar na bolsa. São resistentes e saciantes e podem viajar connosco para todo o lado. Outra opção são os palitinhos de cenoura ou os tomates cherry. Os nutricionistas recomendam acompanhar a fruta com uma proteína e existe algo mais simples e nutritivo que um ovo cozido? São fáceis de transportar, têm um óptimo sabor, são saciantes e nutritivos.
  • Snacks Iswari – Outra boa dica é ter sempre à mão um pacote da gama de snacks Iswari. São muito saborosos, não têm açúcar refinado e nem os adultos nem as crianças vão querer parar de comer. O Incan Trail Mix tem amêndoas, morangos desidratados, coco e bagas incas; o Mix Amor contém amêndoas desidratadas, amoras brancas e bagas de Goji. E se a sua preferida é a Amora Branca (são tão boas que é impossível resistir), pode também comprá-las por separado. Elas vão ajudar a controlar a sua fome e também a vontade de comer açúcar.
  • Papas de aveia portáteis – As papas de aveia são as protagonistas de muitos pequenos-almoços saudáveis mas porque não comê-las também no lanche? Podemos colocá-las num frasco hermético e juntar fruta e iogurte. Assim são perfeitas para transportar e comer durante o lanche. Experimente a nossa Aveia Germinada ou se prefere dar um toque original à sua refeição escolha entre as nossas Aveias Germinadas Banana Bliss, Cânhamo ou Cacau. São instantâneas, não devem ser cozinhadas e, como tal, são perfeitas para que os adultos levem para o trabalho e as crianças na lancheira da escola.
  • Muffins de Pequeno Buda – As crianças precisam de lanches com muitos nutrientes para lhes dar energia durante todo o dia. E foi por isso que a Iswari criou uma mistura pensada especialmente para os reis da casa. Experimente juntar duas colheres de Pequeno Buda à sua receita de muffins preferida e vai adorar o resultado. E a melhor parte é que pode escolher entre 3 sabores diferentes: Alfarroba, Mirtilos ou Banana. Os seus filhos não vão querer outra coisa.
  • Palitinhos de cenoura com húmus de Cânhamo – Se prefere comer salgado na hora do lanche, porque não prepara um humus e o leva dentro de um frasquinho com palitos de cenoura? É um snack fácil de fazer, delicioso e muito saudável. Se juntar à sua receita de húmus uma colher de sementes de cânhamo, vai ter um “boost” adicional de energia e vitalidade.

Truques para os lanches das crianças

  • Escolha sempre pães, bolos ou bolachas integrais (e sem açúcar refinado). Evite ao máximo o pão branco, as bolachas processadas e os sumos industriais.
  • Pense que as crianças precisam de uma injecção grande de energia para ter vitalidade durante o dia inteiro. Tente incluir 2 colheres de Pequeno Buda nos lanches dos seus filhos (ex.: iogurtes) e assim garante que eles tenham óptimos nutrientes para gastar nas suas brincadeiras.
  • Use a imaginação! Não deixe que comer seja o momento chato do dia. Além de receitas saborosas, tente usar, por exemplo, cortadores de bolachas ou de sandes para fazer comidas com formatos originais. Assim as refeições serão muito mais divertidas.
Lanches saudáveis para miúdos e graúdos