Home / Alimentação saudável  / A Maca no Combate da Ansiedade e da Depressão na Mulher

A Maca no Combate da Ansiedade e da Depressão na Mulher

Maca helps with Anxiety
  • 57
    Shares

O tubérculo peruano é a factual solução milagrosa para a mulher, em qualquer idade. Com a capacidade de regular as hormonas e o humor, este alimento provou ser eficaz no combate à ansiedade e à depressão.

 

De acordo com as estimativas da WHO, as mulheres sofrem consideravelmente mais de ansiedade e depressão em relação aos homens. As razões desta manifestação diferenciada ainda não são claras, porém é evidente a forma como uma sociedade formatada pelo género masculino pode contribuir para o aumento do risco destas doenças. Para além disto, existem algumas razões biológicas também, nomeadamente um balanço hormonal delicado e sensível.

 

O corpo feminino é uma máquina perfeita e magnífica, capaz de gerar vida e fascinar cientistas e artistas de qualquer idade. Assim como nos homens, as hormonas também desempenham um papel central na regulação das funções vitais da mulher. Contudo, no organismo feminino a questão é significativamente mais complexa e delicada.

 

As mulheres passam por ciclos de vida muito mais definidos, marcados pela menstruação, possível gravidez e menopausa. O equilíbrio hormonal está sujeito a variações cíclicas, porém é simultaneamente vulnerável a diversos fatores internos e externos que o podem afetar.

 

Um desequilíbrio hormonal pode derivar de diversas causas, tais como stress, poluição, medicação e nutrição incorreta. E entre os seus sintomas pode despoletar a ansiedade e a depressão. Estes problemas que afetam a saúde mental (e para além dela) podem afetar a mulher logo na puberdade, mas são ainda mais frequentes depois da menopausa.

 

A Maca, o tubérculo peruano utilizada durante séculos pelas mulheres para regular as hormonas e a função sexual, assim como a libido e a fertilidade, já provou ser eficaz no tratamento da ansiedade e da depressão. Grande parte destes benefícios advém de flavonoides específicos presentes neste alimento, no entanto outras hipóteses são avançadas e desenvolvidas.

 

Qual o papel da maca no tratamento da ansiedade e da depressão?

 

A maca é uma reguladora hormonal, tanto para o homem como para a mulher. Ao contrário de outras plantas como a soja, a maca não imita a produção de estrogénios – as hormonas femininas – mas sim estimula a sua produção natural. Não se esgota aqui, pois este tubérculo é também capaz de regular a produção de estradiol e progesterona e limitar o cortisol – a hormona do stress.

 

Esta explicação é o que tem aflorado dos estudos desenvolvidos concernentes aos sintomas da menopausa, que a maca terá a capacidade de atenuar. Embora não seja claro o mecanismo através do qual a maca atua na redução da ansiedade e da depressão, diversos cientistas afirmam que o papel que a regulação hormonal desempenha é central e essencial no controlo destas doenças.

 

 

Como maximizar os benefícios da maca

 

De acordo com a investigação científica no que respeita aos benefícios da maca, devemos consumir uma pequena dose diariamente para verificar melhorias. É essencial dar tempo ao nosso organismo para restaurar o equilíbrio hormonal e ainda mais paciência é necessária caso os sintomas do desequilíbrio incluam ansiedade ou depressão.

 

A dose indicada de ingestão diária ronda 1 colher de chá, pressupondo uma introdução gradual nas primeiras semanas. A maca pode ajudar no tratamento da ansiedade e depressão, porém é extremamente importante a adoção de um estilo de vida ativo, de uma nutrição equilibrada e a manutenção do stress sob controlo.

 

Estas razões suportam o desenvolvimento da nossa gama de Macaccinos: são ótimos substitutos do café, que podem ser bebidos todas as manhãs ao pequeno-almoço ou a qualquer altura do dia. Todos sabemos que a ansiedade é um dos efeitos secundários da cafeína e entre os sintomas da sua ingestão destacam-se também as alterações de humor, que aumentam o risco de depressão.

 

Para mulheres que sofrem de ansiedade, depressão e/ou problemas hormonais é particularmente aconselhável a cessação da toma de café. Desta forma, uma chávena de um dos nossos Macaccinos – que tem por base maca biológica – conseguirá ajudar no restabelecimento do humor e da saúde!

 

Macaccino IswariMacaccino Sensual IswariMACARROBA