Home / Alimentação saudável  / Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!

Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!

Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!
  • 77
    Shares

O verão já é passado, agora os dias são cada vez mais curtos, o guarda-chuva voltará às nossas vidas, assim como os casacos e as echarpes… No Outono regressam os dias mais frios e com menos luz. E são muitos os que, nestes primeiros dias de Outubro, sentem uma sensação de cansaço e falta de energia: é a chamada Melancolia do Outono. O nosso corpo recebe menos sol e custa-nos mais produzir as hormonas associadas ao bem-estar e à vitalidade.

E é aqui que entram os superalimentos. Eles podem dar-lhe o “boost” de energia que precisa nestes primeiros dias de mudança de estação. Encha a sua despensa destes superalimentos e despeça-se da Melancolia do Outono.

Curcuma – Esta planta milenária é um antidepressivo natural. É um dos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais mais potentes do mundo. Pesquisas científicas recentes mostram resultados muito interessantes: a curcumina (presente na Curcuma, também conhecida como açafrão das índias) deu resultados muito semelhantes ao do medicamento Prozac nos tratamentos contra a depressão, com a vantagem de não ter efeitos colaterais.

curcuma

Spirulina e Clorela – Estes superalimentos verdes são importantes para o nosso equilíbrio cerebral já que contém o aminoácido triptofano que é indispensável para a produção da hormona associada ao bem-estar (a serotonina). Ajuda a melhorar a nossa circulação e a aumentar o fluxo de nutrientes do corpo. Isso fará que o nosso organismo (e muito especialmente  o cérebro) esteja em pleno rendimento e que nos sintamos melhor e com mais energia.

Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!

Cacau – Quando estamos tristes, melancólicos ou até deprimidos o nosso corpo produz menos serotonina. É por isso que muitas vezes quando temos os ânimos mais baixos sentimos que o nosso organismo nos pede chocolate. O cacau é um superalimento que contém um agente que aumenta a produção das substâncias que nos fazem sentir bem (a depomina e a serotonina). Quando consumimos Cacau sentimos de forma quase imediata uma sensação de bem-estar e de satisfação. Além disso, este superalimento tem alcaloides que actuam da mesma forma que a cafeína. Uma injecção de energia nunca é demais para os momentos em que a fatiga e a apatia fazem que não queiramos sair do sofá.

Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!

Açaí – Os desportistas já não podem viver sem o Açaí: o motivo? Esta fruta originaria do Brasil está repleta de antioxidantes e dá-nos uma injecção importante de energia. É muito utilizada como pré e pós treino mas também é um bom aliado para os momentos em que nos sentimos mais em baixo: um Açaí bowl alegra o dia a qualquer pessoa!

Mix Ómega – Cada vez são mais os médicos que receitam Ómega 3 e 6 para pacientes que se sentem tristes ou deprimidos. Os ácidos gordos são essenciais para a síntese da serotonina. Ajudam a aumentar a auto-estima e a concentração. Com o Mix Ómega da Iswari, poderá garantir que tem sempre o Ómega 3 que precisa para sentir-se bem.

Mix Omega 3 Iswari

Chia – As sementes de chia são uma fonte de fibra que ajudam ao trânsito intestinal, a controlar a ansiedade de comer e a aumentar a sensação de saciedade. É uma grande fonte de proteínas e de Ómega 3. Funciona também como um anti-inflamatorio natural no corpo o que faz com que este superalimento seja um aliado ideal para os dias de “melancolia de Outono”.

Melancolia do Outono? Estes superalimentos vão ajudar!

Maca – A Maca ajuda-nos a equilibrar as hormonas do nosso organismo. Enquanto adaptógeno ajuda o organismo a adaptar-se a situações de stress e ansiedade. Está também relacionada com a melhora da função cerebral e da memória, além de ser um acelerador natural. É por isso que se trata de um superalimento muito recomendado para aqueles que, com a chegada do Outono, se sintam menos activos. As suas propriedades vão dar-lhe uma injecção natural de energia e vitalidade.

melancolia

Mesmo na nossa sociedade frenética, estar stressado ou melancólico não é uma fatalidade. Cuide de si… cuide do seu sono, da sua alimentação, do seu coração… da sua mente.