Home / Receitas  / Lanche  / Panquecas proteicas sem glúten

Panquecas proteicas sem glúten

Panquecas proteicas sem glúten
  • 33
    Shares

Ingredientes:

1/2 cup Farinha de trigo sarraceno
3 c sopa Despertar de Buda ‘Proteína Matinal’
1/2 c chá Fermento para bolos
1-2 c sopa Açúcar de flor de coco
1 c sopa Manteiga de amendoim
3/4 cup Bebida vegetal
1-2 c sopa Chocolate negro partido em pedaços (opcional)

Descrição

Na semana passada apercebi-me que só havia uma receita de panquecas aqui no blogue. Esta situação tinha de ser alterada, e não podia passar desta semana. Inicialmente tinha em mente publicar as minhas panquecas de aveia e chocolate, mas, dado que estas panquecas de Despertar de Buda – Proteína Matinal  têm sido as panquecas do momento lá em casa, resolvi partilhá-las em primeiro. Fofinhas, macias, tenras e cheias de sabor!

As primeiras vezes que as fiz, utilizava farinha de espelta integral, mas como gosto de variar os sabores e tinha lá em casa um pacote de flocos de trigo sarraceno que lhe queria dar uso, triturei os flocos e passei a usar farinha de trigo sarraceno em substituição à de espelta. Elas já eram deliciosas, mas com o trigo sarraceno… Wow! 💥 Este pseudocereal dá um gostinho especial a todas as receitas em que entra!

E como as panquecas não se fazem só de farinha, apresento-te outros dois ingredientes chave nesta receita: o Despertar de Buda e a manteiga de amendoim. Para além do sabor fantástico que conferem às panquecas, tornam-nas numa bomba proteica, crucial se pretendes recuperar/ganhar mais massa muscular ou potenciar a recuperação após o treino.

Vamos à receita?

1 – Num recipiente médio junta todos os ingredientes. Envolve bem até obteres uma massa homogénea.

2 – Aquece, em lume médio-baixo, uma frigideira antiaderente e verte 1/4 cup de massa por panqueca. Dependendo do tamanho da frigideira, podes fazer mais do que uma panqueca ao mesmo tempo.

[Escolhe uma frigideira com um revestimento ‘saudável’. Não tenho muitas frigideiras, mas as que tenho são de boa qualidade. A minha marca favorita é a Green Pan (não patrocinado). Esta marca belga aposta em frigideiras com revestimento cerâmico Thermolon, livre de substâncias nocivas como o PTFE e o PFOA; estas frigideiras não libertam substâncias tóxicas, mesmo quando submetidas a temperaturas superiores a 260 C]

3 – Deixa cozinhar +/- 2 minutos ou até aparecerem “furinhos” na massa.

4 – Vira as panquecas com a ajuda de uma espátula e deixa alourar o outro lado.
Repete este processo até a massa acabar.

5 – Empilha as panquecas e adiciona os teus toppings favoritos. Eu juntei um pouco mais de manteiga de amendoim, sementes de cânhamo descascadas e amoras brancas.

Mónica Oliveira

monica-oliveira