Home / Alimentação saudável  / Substitutos do café que são melhores para a saúde

Substitutos do café que são melhores para a saúde

Sustitutos del café que son mejores para tu salud
  • 199
    Shares

“Quando acordo, não sou pessoa, até tomar um café”. É muito provável que já tenha ouvido esta frase mais de uma vez e talvez seja uma das pessoas que acha que é impossível viver sem café. Este é um dos produtos que mais consumimos no mundo inteiro e parte do seu sucesso deve-se à cafeína. Ela aumenta a produção de adrenalina no nosso corpo e dá-nos energia. Ganhamos assim uma sensação de prazer e mais capacidade de concentração. É por isso que a cafeína é viciante. É uma injecção de energia, mas atenção porque essa sensação não dura muito tempo. O seu efeito é a curto prazo e isso faz com que, quando acabamos o primeiro café, já estejamos a pensar no próximo. Além disso, o consumo excessivo de cafeína pode trazer-nos muitos problemas de saúde como a descalcificação dos ossos, pode alterar o nosso sistema nervoso, aumentar úlceras ou acelerar o nosso ritmo cardíaco.

Energia a curto prazo vs. energia a longo prazo

Este dilema é a chave para encontrar o substituto perfeito do café. Quando acorda de manhã e sente que precisa de um empurrão de vitalidade para começar o dia, que tipo de energia acha que o seu corpo necessita? Um “boost” de energia a curto prazo ou uma injecção de vitalidade que vai mantê-lo bem e activo durante todo o dia? Se o que busca é a segunda opção, o que tem de fazer é apostar por produtos mais energéticos (como a Maca, por exemplo) e não só excitantes (como é o caso do café).

Estas são algumas das soluções e alternativas para combater o vício à cafeína:

  • Matcha – Este chá verde cultivado no Japão é utilizado pelos monges budistas Zen para a meditaçã As suas propriedades proporcionam um estado de alerta e, ao mesmo tempo, tranquilidade. A Matcha Iswari é nutritiva, energética e dá-nos um estado de calma. Pode consumir-se como uma bebida fria ou quente e, mas também pode aventurar-se na cozinha e preparar uma receita energética de sobremesa ou lanche saudável com o Cheesecake de Matcha ou este Matchamissu.
  • Maca – A Maca é um excelente superalimento para aumentar os níveis de energia, promover a saúde mental e o equilibrio do sistema hormonal. Pode adicionar uma colher de sopa, por dia, ao seu batido, iogurte ou sumo e assim começar o dia com alegria e energia.
  • Gama de Macaccinos – Se está habituado a beber o seu café com açúcar talvez seja difícil renunciar ao seu sabor doce. Foi pensando nisso que criámos a nossa gama de Macaccinos. Esta mistura de Maca, Cacau/Alfarroba e Lúcuma é deliciosa, saudável e cheia de energia. Pode tomar o nosso Macaccino quente ou frio ou então experimentar, por exemplo, fazer umas Trufas que serão a alegria dos mais gulosos (sem deixar de ser saudável)
Sustitutos del café que son mejores para tu salud
  • Guaraná Uma das principais vantagens do Guaraná em relação ao café é que, apesar de ser excitante, a energia do Guaraná dura muito mais tempo e a estimulação é menos nervosa e mais nítida. Se tomar uma colher de café de Guaraná Iswari por dia, este será absorvido lentamente pelo seu corpo e isso se traduzirá numa libertação de energia ao longo de varias horas do dia.