Home / Alimentação saudável  / Um Natal sem açúcar!

Um Natal sem açúcar!

Christmas cookies wreath
  • 16
    Shares

Aproxima-se o Natal e com ele chegam também as sobremesas, os doces e, claro, o açúcar! Vivemos numa sociedade que associa os bons momentos, as festas e comemorações ao açúcar, mas esquecemo-nos que ele é um dos nossos maiores inimigos!

O açúcar refinado está actualmente em todo o lado (não só nos doces). Encontramo-lo nos sumos artificiais, nas bebidas com gás, nos cereais, no pão industrial, no ketchup e na mostarda e até no caldo de verduras.

Mas porque é que devemos cortar o consumo de açúcar?

1. Enfraquece o nosso sistema imunitário – O açúcar rouba a Vitamina C que os glóbulos brancos precisam para combater os vírus e as bactérias. Se consumimos açúcar em excesso, estamos a baixar as nossas defesas.

2. Faz-nos engordar – O açúcar absorve-se rapidamente em forma de glucose e dá-nos energia de forma imediata. Se não gastamos essa energia imediatamente, o corpo vai transforma-la em gordura.

3. Acelera o envelhecimento – O excesso de glicose é péssimo para o organismo e uma das suas consequências está directamente relacionada com a produção de colagénio. Se comemos muito açúcar, com os anos, a nossa pele vai perdendo elasticidade e fica cada vez mais flácida e vulnerável.

4. Destrói a flora intestinal – Um elevado consumo de açúcar aumenta os fungos e bactérias que temos no organismo. Além disso, provoca flatulência e até diarreia.

5. É viciante – O nosso cérebro reage ao açúcar da mesma forma que ao álcool. É viciante porque liberta dopamina em grandes quantidades. Se quiser comprovar por si mesmo, é fácil. Basta passar 10 dias sem consumir açúcar (atenção que o açúcar não se encontra só no que nós denominamos “doces”). É muito provável que, quando tirar o açúcar da sua vida, sinta irritação e até dor de cabeça: são os sintomas da abstinência.

Da mesma forma que nem tudo o que tem açúcar é doce, nem tudo o que é doce tem necessariamente açúcar refinado. Isso significa que, mesmo que tenhamos decidido tirar o açúcar da nossa vida, se, em algum momento sentirmos esse desejo, existem alternativas saudáveis:

  • Açúcar de Coco – É uma alternativa boa e nutritiva ao açúcar branco e ao adoçante artificial. O Açúcar de Coco Iswari produz-se de forma sustentável a partir das flores de coco da Indonésia. É rico em minerais como o cálcio e o potássio.

  • Xilitol – O Xilitol Iswari produz-se a partir do milho e tem 40% menos calorias que o açúcar refinado. Ao ter um índice glicémico baixo é também uma boa opção para os diabéticos. Uma das suas vantagens é que o seu sabor, intensidade e textura são parecidos ao do açúcar refinado.

  • Fruta – A fruta é uma boa opção para adoçar as suas sobremesas. A banana, a maçã, a pêra e até a laranja têm um sabor doce e não são prejudiciais para o nosso corpo. Mas atenção,  porque até a fruta doce deve ser consumida com moderação.

  • Frutos secos – Muitas vezes simplesmente juntando um topping de frutos secos e sementes já conseguimos o toque doce que procurávamos para o nosso lanche ou sobremesa.

As Amoras Brancas Iswari são um sucesso entre os mais gulosos. O mesmo sucede com os Mix Iswari Exótico, Incan Trail ou Mix Amor.

As alternativas ao açúcar branco são uma boa opção para o período de transição entre o açúcar e a alimentação saudável ou para ocasiões especiais, mas não se esqueça que o açúcar (mesmo que seja a sua versão saudável) deve sempre consumir-se com moderação. A nossa dica é que tente habituar o seu paladar a outros sabores: o seu organismo vai agradecer!