Home / Alimentação saudável  / Verdades e mitos sobre a alimentação sem glúten

Verdades e mitos sobre a alimentação sem glúten

Verdades e mitos sobre a alimentação sem glúten
  • 132
    Shares

Cada vez são mais as pessoas que decidem seguir uma alimentação sem glúten. Algumas o fazem porque foram diagnosticadas como celíacas, outras porque são intolerantes e ainda existem aqueles que preferem reduzir o consumo de glúten devido aos benefícios que uma dieta com pouco (ou nenhum) consumo de trigo e derivados tem para a nossa saúde: menos inflamações, intestinos menos irritados, melhor absorção dos nutrientes e menos barriga inchada.

Mas comecemos pelo princípio: O que é o glúten?

É a combinação de duas proteínas que se encontram no trigo, centeio e cevada chamadas gliadina e glutenina. Quando se misturam, são as responsáveis por dar textura a alguns alimentos como, por exemplo, o pão. Os celíacos são todos aqueles que têm uma doença auto-imune cujo tratamento é uma dieta 100% livre de glúten.

O sem glúten parece estar na moda e já se escreveu (e falou) muito sobre este tema nos últimos anos. No entanto, ainda circulam pela nossa sociedade muitos mitos e mentiras sobre os efeitos do glúten na saúde:

“É a mesma coisa ser celíaco e ser intolerante ao glúten”

FALSO!

Apesar dos sintomas serem parecidos, a causa e as consequências de ser celíaco e de ser intolerante ao glúten são muito diferentes. Um celíaco tem uma intolerância permanente ao glúten e isso significa que qualquer contacto com esta proteína provocará uma inflamação com base imunológica no seu organismo. Já a intolerância ao glúten é uma reacção gastrointestinal que não afecta o sistema auto-imune.

A Associação Portuguesa de Celíacos (APC) adverte que um celíaco terá que mudar a sua alimentação para o resto da sua vida: “Actualmente, o único tratamento consiste numa dieta isenta em glúten para toda a vida. A mesma deve ser rigorosa, saudável e equilibrada, não devendo os alimentos que contêm glúten ser eliminados mas sim substituídos por outros cujas matérias-primas não o contêm.”

“Todos os grãos contêm glúten”

FALSO!

Não comer glúten não significa que não possamos comer nenhum tipo de grão. As dietas livres de glúten podem incorporar o milho, a quinoa, o arroz, o trigo sarraceno e alguns tipos de aveia.

“A aveia nunca contém glúten”

FALSO!

Nem todas as marcas que vendem aveia garantem que estas estão livres de glúten. Muitas são contaminadas durante o processamento e é por isso que é importante que nos certifiquemos sempre que a Aveia que compramos seja “gluten free”. É o caso da nossa Aveia Germinada Iswari, com a certificação “sem glúten” pela APC.

“Eliminar o pão é o mesmo que eliminar o glúten”

FALSO!

É comum associar o glúten ao pão e à massa, mas a realidade é que o glúten está em muitos mais alimentos como por exemplo o molho de soja, os pickles, o queijo azul ou alguns suplementos alimentares. Também devemos ter em conta que os alimentos etiquetados como “livres de trigo” não são necessariamente sem glúten já que podem conter centeio ou cevada.

“Cada vez há mais celíacos e intolerantes ao glúten”

VERDADE!

A proporção de glúten no trigo que consumimos foi crescendo muito ao longo dos anos. O aumento do número de intolerantes e celíacos tem várias causas (genética, imunológica, ambiental, etc) e uma delas é, sem dúvida, a actual sobrexposição que temos ao glúten. Muitas crianças nascem já com uma intolerância ao glúten.

“Se deixar de consumir glúten, vou emagrecer”

FALSO!

Tirar o glúten da dieta pode significar uma perda peso (e volume) mas a alimentação sem glúten não deve ser vista como uma dieta milagrosa.

“Todos os produtos sem glúten são saudáveis”

FALSO!

Muitas marcas para celíacos que existem no mercado têm produtos que estão cheios de aditivos e que são prejudiciais para a saúde. Sem glúten não significa saudável. É importante ver sempre as etiquetas e ter a certeza que a comida que compramos não contém demasiados aditivos. Na Iswari, todos os nossos produtos estão certificados pela Associação Portuguesa de Celíacos e todos são aptos para celíacos. Além disso, todos os nossos ingredientes são biológicos e as nossas misturas não têm adição de açúcar refinado. É por isso que cada vez mais celíacos confiam na nossa marca.

O Despertar de Buda é uma mistura ideal e instantânea para um pequeno-almoço rápido, nutritivo e “gluten free”. O seu filho é intolerante ao glúten e não encontra boas alternativas? Foi pensando nas crianças que criamos a nossa gama Pequeno Buda. Escolha um dos nossos 3 sabores e prepare smoothies, bowls ou até panquecas com as nossas misturas 100% glúten free!