Home / Alimentação saudável  / 10 Benefícios de Saúde Comprovados da Spirulina

10 Benefícios de Saúde Comprovados da Spirulina

Spirulina Benefits and Properties
  • 11
    Shares

 

Todos falam sobre ela, mas quais são mesmo as propriedades da spirulina? Vamos ver o que a comunidade científica diz sobre esta alga milagrosa!

 

A spirulina é uma alga que se caracteriza pela sua forma espiral típica. É uma alga azul-esverdeada com propriedades conhecidas desde os tempos antigos. Embora tenha voltado aos holofotes nos últimos tempos, com a difusão da consciencialização sobre a alimentação natural e sua importância para a saúde, a spirulina já era usada pelos astecas pela sua riqueza nutritiva.

 

Tecnicamente, a spirulina é chamada Arthrospira e é dividida em Arthrospira platensis e Arthrospira maxima, dependendo da região de origem. A spirulina cresce apenas em lagos tropicais e subtropicais caracterizados por água morna e pH alcalino, ricos em carbonatos e bicarbonatos. A Arthrospira maxima é nativa da América Central, em particular do Lago Texcoco, enquanto a Arthrospira platensis vem da Ásia e da África, como do Lago Chade e do Lago Chenghai em Yunnan.

 

Esta alga pertence à família Cyanophiaceae e cresce somente em águas cristalinas muito alcalinas, com altas concentrações de sais minerais e com temperaturas constantes entre 30 e 40ºC. A spirulina é utilizada há milénios em todas as áreas em que cresce, pois é rica em ferro, proteínas e vitaminas, além de sais minerais e antioxidantes. A primeira notícia da existência desta alga milagrosa chegou-nos após a primeira expedição do conquistador Hernán Cortés.

 

 

Spirulina: propriedades nutricionais únicas

 

As propriedades da spirulina fizeram dela um alimento natural particularmente estudado nas últimas décadas. Na Conferência Mundial de Alimentação das Nações Unidas, em 1974, a spirulina foi denominada “o melhor alimento do futuro”. Tanto a NASA como a ESA (Agência Espacial Europeia) estão a avaliar qual a sua aplicação em alimentos para futuras missões espaciais. Tudo isto porque a spirulina é um alimento completo com alto poder nutricional.

 

Esta alga, de facto, contém:

• Mais de 77% de proteína;
• Todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo;
• Ácidos gordos insaturados;
• Clorofila e antioxidantes naturais;
• Vitaminas A, B, C, D, E;
• Minerais como potássio, cálcio, ferro, cobre, crómio, magnésio, manganês, fósforo, sódio, selénio e zinco.

 

 

Spirulina: benefícios de saúde comprovados pela ciência

 

1. A Spirulina, considerada um superalimento, é particularmente completa do ponto de vista nutricional. Uma única colher desta alga contém apenas 20 calorias, mas com quantidades significativas de:

 

• Proteína: 4 gramas
• Vitamina B1: 11% do VRN (Valor Referência do Nutriente)
• Vitamina B2: 15% do VRN
• Vitamina B3: 4% do VRN
• Cobre: 21% do VRN
• Ferro: 11% do VRN

 

2. Contém antioxidantes para combater as oxidações indesejáveis. Em particular, é rico em ficocianina, um poderoso anti-inflamatório natural;

 

3. Reduz o colesterol LDL e os triglicéridos;

 

4. Pode ser útil para combater o cancro: num estudo desenvolvido em animais, a spirulina demonstrou reduzir a frequência e o tamanho do tumor;

 

5. A spirulina pode reduzir a pressão arterial;

 

6. Ajuda a combater a anemia, como as mulheres astecas já mostravam saber;

 

7. Os antioxidantes da spirulina ajudam a reduzir a fadiga muscular após o desporto;

 

8. Ajuda a regular o açúcar no sangue mais eficazmente que alguns medicamentos;

 

9 – Ajuda a combater a desnutrição e seus sintomas, especialmente em crianças;

 

10 – Pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica.

 

(fontes: Healthline.com, Livescience.com)

 

A nossa spirulina é biológica. Pode consumi-la simplesmente misturando uma colher de chá num copo de sumo de maçã. Se acha que não tem tempo para fazer o seu sumo verde logo pela manhã, experimente a nossa spirulina em comprimidos!

Spirulina