Home / Crónicas  / A amargura do açúcar

A amargura do açúcar

  • 97
    Shares

O açúcar já não é pegar no frasco, tirar uma colher de chá e pronto, estou a comer açúcar. Amigos, o açúcar tornou-se uma calamidade. O açúcar está literalmente em todo o lado onde o homem “põe o dedo”.

Compramos bolachas carregadas de açúcar, mostarda tem açúcar, ketchup tem açúcar, compram feijão em lata, açúcar, qualquer sumo que comprem… açúcar!

Em 1700 um cidadão europeu ingeria 2kg de açúcar por ano!!! Hoje em dia ingerimos mais de 30kg de açúcares. E, o pior, é nem sabemos o número de vezes que estamos a ingerir produtos carregados de açucares inadvertidamente.

Mas, o açúcar é essencial à vida! Nós devemos e precisamos de ingerir açúcares, mas, de forma proporcionada e inteligente.

Um dos grandes perigos do açúcar é a sua carga glicémica. Para isso, devemos “gerir” com alguma atenção essa carga. E há uns truques muito simples para podermos ingerir alguns doces com moderação, cuidado e, acima de tudo, consciência do que estamos a fazer.

Aqui seguem umas dicas que considero muito importantes para todos nós, os gulosos da vida  (quem não o é que atire a primeira pedra, já dizia um sábio Mestre do Antigamente ), ingerirem açúcares:

1 – Nunca, mas nunca bebam nenhum sumo, soda, refrigerante para saciar a sede. Tem sede? água! Vejam o post sobre hidratação, tem lá umas excelentes dicas.

2 – Escolham sempre fontes de açúcar não refinados. Por exemplo, se têm mesmo de adoçar algo, usem açúcar de coco.

3 – Nunca comprem frutose. Frutose é uma hepatoxina, ou seja, sujeita o nosso fígado a um esforço enorme para converter a frutose em gordura (alguém quer gordura a mais?!?!?)… e leva-nos a um processo similar à ingestão do álcool, ou seja, o fígado gordo, com as diretas sequelas que daí advêm.

4 – Comam fruta doce com muita moderação. Essa história de comer muita fruta é mais um erro gigantesco! Fruta não deve ser mais do que 10% da nossa dieta. E, se vamos para fruta doce, então aí nem 5%. Ou seja, se comerem 1 banana por dia, já estão com a vossa dose de fruta doce para o dia. Depois, morangos, framboesas, mirtilos, isso sim, podem ingerir.

5 – Acúcar e fibra. Beber um sumo de laranja, equivale a comer 10 laranjas ou mais! O sumo de laranja entra directamente na corrente sanguínea, dão um incremento de açúcar enorme, dispara a insulina (escravizamos o pancreas!), depois entramos em hipoglicemia e vamos a correr buscar mais fontes (muitas vezes até arranjamos a desculpa de dizer…saudáveis ) de açúcar… o que acontece, voltamos a escravizar o pancreas e entramos na “pescadinha de rabo na boca”… acredito que muitos de nós já vimos este filme .

6 – Sempre que estão a ingerir algo doce seja qual seja a fomra, formato, aparência (em doce, em sumo, em fruta, seja como for), digam para vocês mesmos: Estou a ingerir doce! Desta forma, vocês começam a ganhar muito mais consciência da brutalidade de açúcar que, de outra forma, distraidamente ingerem.

Oiço tantas e tantas pessoas a dizer : “ah, mas eu não como açúcar quase nenhum!”. E, depois de trocarmos umas palavras dizem-me “afinal sou viciado(a) em açúcar e nem tinha dado por isso.

Amigos, toca a todos, hoje em dia, a nossa sociedade está a ser “envenenada” pela mais potente droga que a humanidade inventou.

Como nota final : Quitar o vicio do açúcar é mais difícil que certas toxicodependências ”….

Querem experimentar fazer um detox total de açúcar durante 1 mês, verificará o quão difícil é!

Abraço a todos

Gonçalo