Home / Parcerias / Joana Moura
Joana-Moura

Joana Moura

Nascida numa família de químicos e com vocação para as artes, licenciou-se em Arquitectura Paisagista e pós graduou-se em Design.

Em 2005 decidiu mudar de vida e dedicar-se à sua grande paixão, a cozinha. Graduou-se em pastelaria pela escola superior Cordon Bleu e Pierre Hermé; e em cozinha pela escola Ritz Escoffier, em Paris.

Participou em quatro encontros “Ciência, Arte e Cozinha” realizados em Paris e organizados Professor Doutor Hervê This. Nestes encontros, apresentou o resultado de projectos de investigação, a cargo da Cooking.Lab, que valeram a Portugal vários prémios.

Em 2007, fundou juntamente com quatro cientistas portuguesas a empresa Cooking.Lab, uma referência na área da inovação em gastronomia, tendo como core business a I&D (Investigação e Desenvolvimento) na área das Ciências Gastronómicas; a divulgação da ciência Gastronomia Molecular; a formação na área da cozinha de vanguarda.

Posteriormente torna-se Mestre em Ciências Gastronómicas, pelo Instituto Superior de Agronomia em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia (2009/11).

Hoje trabalha com vários Chefs, dando apoio de Investigação e Desenvolvimento (I&D), para o aperfeiçoamento das técnicas culinárias e a introdução de técnicas inovadoras. Estes processos são também acompanhados por um lado criativo, conjugando assim a CIÊNCIA com a ARTE.

Tem desenvolvido trabalho na área de consultoria em inovação gastronómica para diversos restaurantes e profissionais de cozinha, tais como: Chef Luis Baena, Quinta de Catralvos (Azeitão); Chef Henrique Sá Pessoa, Sheraton Hotel (Lisboa); Chef Ljubomir Stanisic, restaurant 100 Maneiras (Cascais); restaurante Darwin Café, Fundação Champalimaud (Lisboa); Chef Nuno Lima, restaurante Insólito e Decadente, grupo MBD (Lisboa); Chef José Avillez, restaurant Belcanto**, restaurante Mini-Bar e Grupo José Avillez (Lisboa);

Participou em vários programas de televisão, apresentou regularmente de 2010-2015 no programa Mais Mulher da SIC Mulher, a rubrica “Cozinha com Ciência e Arte”.

Tem desde 2005, formado profissionais da área de gastronomia em técnicas avançadas para alta cozinha e leccionado workshops para o público em geral com o tema, “inovações na cozinha/pastelaria” (Comovar DesignLab; Universidade Braga; Escola de Pastelaria Isto Faz-se; Universidade Nova de Lisboa; Instituto Superior de Agronomia; formações particulares).

No final de 2011 lançou com a editora Bertrand o livro “Cozinha com Ciência e Arte”, premiado com o um “Cook Book Award” pela Gourmand Cook Book Awards e com o “Prix de la Litterature Gastronomique” da Academia Internacional de Gastronomia, que se encontra na 3ª Edição.

Em 2013, lançou em co-autoria com a equipa da 2780Taberna o livro, “CSI: Cozinha Sob Investigação”, editado pela Bertrand Editora.

Desde 2013 coordena e modera um grupo no facebook sobre alimentação paleo e vários de grupos mensais, para promover a saúde e mudança de hábitos alimentares.

Tem-se interessado cada vez mais sobre alimentação e desde 2016, está a especializar-se em nutrição funcional e personalizada.

No início de 2016, lançou o livro: “30 dias para mudar de vida, Detox Paleo”, que procura ser um caderno de iniciação a uma alimentação mais consciente (encontra-se na 4ª Edição). Através deste programa e sugestões de refeições, muitas pessoas têm mudado maus hábitos alimentares e aberto o corpo e mente, para uma alimentação e estilo de vida mais saudável.

Juntamente com a Drª Joana Appleton Figueira escreveu recentemente o livro “Comer bem, crescer saudável” (Novembro 2016, encontra-se na 2ª Edição), o mais recente guia para pais e cuidadores, sobre como fornecer uma alimentação saudável, saborosa e consciente para bebés e crianças, assim como refeições em família e dias de festa.